domingo, janeiro 28

Batatas No Lixo No Paraná!


São 20 toneladas no lixo todos os dias...
A razão é o excesso de produção da safra deste ano, que fez os produtores de Guarapuava, a 300 quilômetros de Curitiba, venderem o quilo da batata por menos de R$ 0,10, e nem assim não conseguirem vender o produto.
O lançe da doação de batatas pra eles é inviável...-“Nós já estamos tendo prejuízo, sem conseguir cobrir os custos da lavoura. Se além disso eu tiver que colocar a produção num caminhãozinho e sair distribuindo por aí, fica impossível”, diz.
Além disso, para Kloster, a doação deve ser feita de maneira cuidadosa, para não oferecer riscos para a população que receber os produtos.
Queimar, jogar no lixo ou destruir parte da produção é uma ferramenta que já foi utilizada por produtores em outras épocas de desespero em razão de forte prejuízo. Apesar de politicamente incorreto, o procedimento segue lógica econômica: quando um produto é ofertado em excesso no mercado - e encontrado facilmente - ele tende a ficar mais barato.Se os estoques diminuírem e o produto se tornar mais difícil de ser comprado, as pessoas estarão dispostas a pagar mais por ele. É a lei da oferta e da procura.Nesses casos, doações não resolvem o problema: quanto mais pessoas o tiverem de graça, menor será a demanda por ele.

Caraca...muito absurdo..essa cena do caminhãzinho aí em cima eu não esqueço tão cedo...deve ser pq além de eu ser uma viciada em batatas (fritas principalmente!) estamos no Brasil né...País onde todo mundo sabe que tanta gente passa fome, onde no nordeste tem gente q come cactus pra sobreviver...é foda!

Nenhum comentário: