Esses dias o Zinco estava questionando "o que o rap precisa para ser valorizado". Na mesma semana, li no Kamau "onde estão os fãs de rap?". Bom, também tenho pensado nisso. Por que é tão difícil viver de rap no Brasil?
Não sou dona da verdade, mas não é difícil de enxergar quatro fatos básicos:
UM - Hoje em dia todo mundo rima, faz beats, toca. E os bastidores? Temos pouquíssimos picos que façam baladas acessíveis e de qualidade, selos que estejam dispostos a investir no original, empresários bons e justos, produtores de festas que curtam o rap raiz (e não festa "black"), ...
DOIS - VIP ou "Vagabundos Incapazes de Pagar". Tá, dinheiro não nasce em árvore. Mas se você trabalha e recebe para isso, também deve pagar pelo trabalho dos outros. Fazer música é trabalho, sim! Se vc pode, compre o disco. Se não pode, baixe e ajude a divulgar. Mas cole nos shows. E pague por isso! Três cervejas a menos na balada, muitos shows a mais no futuro: os organizadores vão perceber que vale a pena investir no rap.
TRÊS - O tamanho do Brasa. É, moramos num país gigante. Não é barato levar show para Porto Alegre, Brasília, Salvador, tem que ter público para valer a pena. Por isso eu insisto que se vc não pode comprar o cd, baixe. Mas ajude a divulgar na sua city, apresente o som para os produtores de festa, para os djs de festas locais.
QUATRO - Síndrome de "Zangado". Sabe aquele anão que só reclamava? Na hora vêm várias pessoas à mente né? "Que show chato!" "Que evento lixo!". Então, a resposta é simples: faz melhor! Sim, bota a cara, coloca sua idéia no papel, apresenta pros possíveis patrocinadores, corre atrás! Ganha você, ganha o público, ganha o rap.
Parece clichê, mas aquele papo de que cada um pode fazer a diferença é muito real... E você, o que acha que deve ser feito para o rap subir um nível?
Escrito po Carla Arakaki- checkitout!! http://sweetmiel.blog.uol.com.br/index.html
Postei pq a idéia é éssa msm!
Um comentário:
ela parece falar perfeitamente de curitiba! hahahahaha
Postar um comentário